A sociedade da informação, conhecimento e aprendizagem,
modifica a vida de cada cidadão de diferentes formas. Hoje em dia as
tecnologias afetam tudo a nossa volta, pois a informação está acessível em
todos os lugares. Como vincular essa informação com o ensino?
O
conhecimento pertence a todos e todos podem utiliza-lo. Para isso, criam-se
redes de interação apoiadas nessas tecnologias renovando os locais de trabalho
e estudo.
Esses cenários socioculturais requerem novos ambientes onde
possa haver um maior e melhor intercambio de ideias de todos os participantes.
Navegar num ambiente virtual não dificulta a aprendizagem desde que todos
estejam envolvidos no trabalho on-line.
Hoje em dia, os cursos à distância são muito procurados. O
grande desafia está em como obter a mesma qualidade dos cursos presenciais na
educação virtualizada. O estudo a distância não se trata de eliminar o
presencial. É de extrema importância incorporar o diálogo, a troca, a
colaboração e cooperação, e assim, diminuir a distância utilizando a tecnologia
disponível.
A relação professor-aluno também é de extrema importância.
Apesar de realizar atividades sozinho, o aluno não toma as decisões por conta
própria; é preciso buscar maneiras diferenciadas para virtualizar a discussão e
o trabalho colaborativo.
Para avaliar a aprendizagem num curso à distância, bem como
um presencial, não se pode utilizar um único modelo ou momento de avaliação. Na
verdade, é preciso definir com clareza um objetivo a ser atingido e um foco
para que os alunos conquistem esse objetivo.
Sabendo que a utilização das tecnologias é essencial para a
aprendizagem em ambientes virtuais, é necessário que os docentes, bem como os
alunos, tenham um grande conhecimento das tecnologias e dos diferentes métodos
de ensino e utiliza-las para aprimorar esses métodos.
O aluno deve saber que ele deve se dedicar e tentar ao
máximo assimilar os novos conhecimentos. O apoio externo dos mestres vem para
auxiliar a própria aprendizagem de cada aprendiz. Cada professor tem sua forma
de abordagem de cada tema. Ainda assim, o foco é que todos os alunos assimilem
aquele conhecimento.
Sabe-se que a tecnologia está cada vez mais presente no
processo de ensino/aprendizagem. Ainda assim a relação professor-aluno deve ser
permanecida, levando em consideração que a relação no virtual é mais uma
“carta” no “baralho” do processo de aprendizagem de cada um.
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