Portfolio interativo. Faculdade de Educação - UnB. 2/2012

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sociedade da Informação


A sociedade da informação, conhecimento e aprendizagem, modifica a vida de cada cidadão de diferentes formas. Hoje em dia as tecnologias afetam tudo a nossa volta, pois a informação está acessível em todos os lugares. Como vincular essa informação com o ensino?
O conhecimento pertence a todos e todos podem utiliza-lo. Para isso, criam-se redes de interação apoiadas nessas tecnologias renovando os locais de trabalho e estudo.
Esses cenários socioculturais requerem novos ambientes onde possa haver um maior e melhor intercambio de ideias de todos os participantes. Navegar num ambiente virtual não dificulta a aprendizagem desde que todos estejam envolvidos no trabalho on-line.
Hoje em dia, os cursos à distância são muito procurados. O grande desafia está em como obter a mesma qualidade dos cursos presenciais na educação virtualizada. O estudo a distância não se trata de eliminar o presencial. É de extrema importância incorporar o diálogo, a troca, a colaboração e cooperação, e assim, diminuir a distância utilizando a tecnologia disponível.
A relação professor-aluno também é de extrema importância. Apesar de realizar atividades sozinho, o aluno não toma as decisões por conta própria; é preciso buscar maneiras diferenciadas para virtualizar a discussão e o trabalho colaborativo.
Para avaliar a aprendizagem num curso à distância, bem como um presencial, não se pode utilizar um único modelo ou momento de avaliação. Na verdade, é preciso definir com clareza um objetivo a ser atingido e um foco para que os alunos conquistem esse objetivo.
Sabendo que a utilização das tecnologias é essencial para a aprendizagem em ambientes virtuais, é necessário que os docentes, bem como os alunos, tenham um grande conhecimento das tecnologias e dos diferentes métodos de ensino e utiliza-las para aprimorar esses métodos.
O aluno deve saber que ele deve se dedicar e tentar ao máximo assimilar os novos conhecimentos. O apoio externo dos mestres vem para auxiliar a própria aprendizagem de cada aprendiz. Cada professor tem sua forma de abordagem de cada tema. Ainda assim, o foco é que todos os alunos assimilem aquele conhecimento.
Sabe-se que a tecnologia está cada vez mais presente no processo de ensino/aprendizagem. Ainda assim a relação professor-aluno deve ser permanecida, levando em consideração que a relação no virtual é mais uma “carta” no “baralho” do processo de aprendizagem de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas

Portfolio da disciplina Práticas Midiáticas na Educação. Faculdade de Educação - Univerdidade de Brasília, 2/2012.

Seguidores